16 de jan de 2012

Especial Katy Perry

Gente, mil desculpas de novo, eu atrasei o especial outra vez. Esse especial deu muito trabalho, quem quiser saber mais é só clicar em "Continue Lendo", está muito interessante.


Katheryn Elizabeth Hudson nasceu no dia 25 de outubro de 1984 (27 anos), em Santa Barbara, na Califórnia. Filha de Keith e Mary Hudson e possui dois irmãos, Angela Hudson e David Hudson. Quando criança ouvia apenas músicas gospel , pois seus pais eram pastores,  e era proibida de ouvir as de outros generos, pois seus pais consideravam-nas “músicas seculares”.

Desde sua infância já cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares, momento em que seus talentos musicais foram descobertos; consequentemente, Katy passou a cantar no coro musical de sua igreja. Durante sua infância, participava de escolas dominicais, acampamentos religiosos e chegou a fazer aulas de dança em Santa Bárbara. Ela e sua irmã praticavam canto através de fitas cassetes, que eram frequentemente furtadas por Katy para treinar sozinha. Após treinar, ela cantou para seus pais e eles sugeriram para que ela aperfeiçoasse suas habilidades com aulas de canto;  Aos dezesseis anos, matriculou-se na Academia de Música do Oeste em Santa Bárbara, onde aprendeu ópera italiana por um pouco tempo.


 Durante o período de adolescência, Katy começou a ouvir algumas músicas não-religiosas como as do Queen, The Beach Boys, Heart, Joni Mitchell, Paul Simon, Cyndi Lauper e Alanis Morissette, o que de fato influenciou, mais tarde, no género musical de sua carreira. Aos seus quinze anos de idade, deslocou-se de Santa Barbara para Nashville, onde trabalhou com algumas pessoas ligadas à música country e gravou algumas demos. Ela assinou com a Red Hill Records e lançou seu primeiro álbum musical em 2001, conhecido como Katy Hudson de género gospel. Apesar de ter sido um sucesso com a crítica profissional, o álbum vendeu apenas 200 cópias e sua produção de cópias foi cancelada devido ao fechamento da gravadora.
A cantora mudou seu nome artístico de “Katy Hudson” para “Katy Perry” pois seu primeiro nome artístico é muito parecido com a da atriz Kate Hudson e além disto, o nome ‘Perry’ era o sobrenome de solteiro de sua mãe. A cantora mudou-se para Los Angeles, Califórnia e conheceu um produtor musical chamado Glen Ballard, que cuidou da carreira de Perry por três anos. Em 2004, a cantora assinou contrato com a Island Def Jam Records e, junto com Ballard, trabalhou na produção de um álbum chamado (A) Katy Perry (também conhecido como Diamonds), mas foi cancelado durante os estágios finais de produção.

Em 2003, assinou contrato com a Columbia Records e participou do álbum The Matrix como vocalista. The Matrix já havia trabalhado com com outros cantores como Avril Lavigne, Liz Phair e Britney Spears, entre outros artistas. Nessa época, a cantora começou a chamar a atenção dos grandes produtores e executivos da indústria musical com alguns hits como “Broken”. Como a Columbia não chegou a lançar o álbum, a banda tinha recuperado os direitos sobre o disco, tendo como objetivo, lançá-lo através da Let’s Hear It Records, mas mesmo assim não conseguiram. O álbum foi cancelado semanas antes do lançamento em 2004. Em 2005, assinou novamente com a Columbia Records e conheceu o produtor musical Glen Ballard, com quem compôs algumas canções como “Box”, “Diamonds” e “Long Shot”, que vieram a constituir o álbum Diamonds. Infelizmente, o álbum foi cancelado e algumas canções foram renomeadas e passaram a pertencer à Kelly Clarkson.

Em 2006, Glen Ballard produziu a canção "Goodbye for Now" do P.O.D. e convidou Katy para fazer o backing vocal desta. Ela também participou do videoclipe da canção "Cupid's Chokehold" da banda Gym Class Heroes, onde conheceu e começou um relacionamento com o vocalista, Travis McCoy. Entre 2006 e 2007, Katy trabalhou como crítica musical no departamento de Artistas e Repertório da gravadora independente TAXI Music, onde era responsável por avaliar as músicas enviadas para a gravadora.

Em 2007 assinou contrato com a Capitol Records e iniciou-se o período de sucesso da cantora. Lançado em 20 de novembro do mesmo ano, o EP Ur So Gay foi a primeira edição. A canção foi elogiada por Madonna, “É a minha música favorita” diz em uma entrevista. O EP visava introduzir a cantora na indústria musical, que acabou transformando-a em uma celebridade. Além deste objetivo, o EP foi um meio que Perry usou para vingar-se de um ex-namorado que havia magoado-a. Após Ur So Gay foi gravado o álbum One of the Boys.


Sua carreira disparou extremamente com o lançamento do single polêmico e famoso I Kissed a Girl em 6 de maio de 2008, que desencadeou uma série de controversos comentários sobre a orientação sexual da cantora, que não manifestou-se contra ou à favor. O single foi composto pela própria Perry juntamente ao Dr. Luke, Cathy Dennis e Max Martin. I Kissed a Girl ficou no topo da parada de sucessos da Billboard e tornou-se um grande sucesso mundialmente conhecido. Segundo a cantora em uma entrevista com a revista Steppin’ Out, a inspiração para o single seria a atriz Scarlett Johansson, pela qual Perry sentiu desejo de beijá-la. Ao todo, I Kissed a Girl chegou a ficar sete semanas em primeiro no Hot 100 da Billboard e está até hoje nas paradas européias e canadenses. Logo (não oficial) da cantora durante o período de gravação do álbum One of the Boys.

Hot N Cold é o segundo single do álbum, lançado em 9 de setembro de 2008 nos Estados Unidos e Canadá, e em 10 de setembro de 2008 na Austrália. A música começou 2009 na primeira posição na loja virtual iTunes e a terceira posição na Billboard, alcançando a marca de mais de 6 milhões de unidades no mundo inteiro. Assim como I Kissed a Girl, o single foi composto por Perry, Dr. Luke e Max Martin e tornou-se uma das músicas mais populares da Billboard, na posição #3 da Billboard Hot 100. Tornou-se segundo lugar do top five em mais de dez países, incluindo Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia; chegando ao topo das paradas na Turquia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Canadá, Noruega e Dinamarca.

Em dezembro de 2008, a cantora terminou seu namoro de quase dois anos com o rapper e vocalista do Gym Class Heroes, Travis McCoy, devido a falta de tempo da cantora para conciliar sua vida profissional e pessoal. Em uma entrevista no final de 2008, Katy Perry descreveu-se como "uma versão mais gorda de Amy Winehouse e mais magra de Lily Allen"; Lily Allen, também artista da Capitol Records, reagiu contra Katy chamando-a de "cópia norte-americana", além de ameaçar divulgar o número de seu celular oficial no Facebook. Katy desculpou-se com a cantora, mas ignorou as ofensas ditas por Lily.

O terceiro single do seu álbum foi Thinking of You, lançado originalmente nos Estados Unidos em janeiro de 2009. Foi o primeiro single de One of the Boys composto exclusivamente por Perry, que assim como os outros dois singles e seu EP, fez sucesso internacionalmente. Foi classificado como número #29 da Billboard Hot 100, com um desempenho nas paradas musicais inferior aos singles anteriores. No Brasil, a música teve um bom desempenho devido à empregação deste single na novela Caminho das Índias da Rede Globo, que consequentemente fez com que Thinking of You fosse mais executada nas rádios brasileiras, segundo uma pesquisa, em segundo lugar de um total de dez. Katy Perry iniciou sua primeira turnê mundial, Hello Katy Tour, em janeiro de 2009.

O quarto e último single do álbum de Katy foi o também sucesso Waking Up in Vegas, composta por Perry, Desmond Child e Andreas Carlsson. Foi classificada pela Billboard Hot 100 como #14 e #11 pela Canadian Hot 100. Com Waking Up In Vegas, a cantora conseguiu no mês de agosto de 2009, o que já havia feito com I Kissed A Girl e Hot N Cold, que alcançaram o primeiro lugar das paradas norte-americanas.  Em maio, ela reatou o namoro com Travis McCoy, mas eles terminaram novamente em setembro de 2009.


Ela participou do MTV Video Music Awards de 2009, indicada na categoria “Melhor Videoclipe Feminino” com “Hot N Cold” e cantando “We Will Rock You” do Queen acompanhada de Joe Perry. Durante a premiação, ela conheceu e começou a namorar com apresentador do evento, Russell Brand.


A cantora participou da canção remixada da dupla de música eletrônica, 3OH!3, chamada Starstrukk e que foi lançada oficialmente no programa de rádio On Air with Ryan Seacrest em setembro de 2009. Em 5 de novembro, Katy Perry quebrou um recorde de quinze anos ao apresentar o MTV Europe Music Awards de 2009 por dois anos consecutivos, onde também foi indicada na categoria “Melhor Videoclipe” com “Waking Up in Vegas” e “Melhor Artista Feminina”.

Em janeiro de 2010, Katy Perry aceitou o pedido de casamento feito por Russell Brand enquanto ambos estavam viajando em Jaipur, Rajastão, Índia. Ela retornou aos estúdios para a gravação de seu segundo álbum de estúdio de música pop, e anunciou que estava trabalhando com Dr. Luke, Max Martin e Greg Wells novamente, além de anunciar Tricky Stewart como produtor, também. Ela participou como jurada da nona temporada do programa americano de talentos musicais American Idol, em janeiro de 2010.

California Gurls, que tem a participação do rapper Snoop Dogg, foi lançado em maio de 2010 como primeiro single do segundo álbum de estúdio intitulado Teenage Dream e conseguiu atingir a primeira posição das paradas americanas, australianas, canadenses, irlandesas e neozelandesas, aparecendo no pódium das paradas alemãs, austríacas, finlandesas e portuguesas, tornando-se o terceiro hit da carreira da cantora, com aproximadamente 4,400,000 cópias vendidas digitalmente. Katy Perry apresentou o Teen Choice Awards de 2010, vencendo nas categorias “Música do Verão” e “Melhor Single” com California Gurls.

O álbum Teenage Dream foi lançado em agosto de 2010 e emplacou na primeira posição das paradas de álbuns como a Billboard 200 e as paradas australianas, canadenses, inglesas e irlandesas. A faixa-título do álbum, Teenage Dream, foi lançado em julho, antes do lançamento do álbum, como segundo single e atingiu a primeira posição dos Estados Unidos, Irlanda e Nova Zelândia, também tornando-se um sucesso de sua carreira. Em setembro, ela gravou uma participação especial no programa infantil, Sesame Street, mas ela não foi ao ar devido ao decote usado pela cantora no episódio, que foi reprovado por alguns pais mais conservadores. Em resposta, Perry apareceu no programa americano da NBC, Saturday Night Live, vestida com uma camiseta com um grande decote e com o rosto do personagem da Sesame Street, Elmo, como forma de deboche à crítica.

Em outubro, o terceiro single de Teenage Dream, Firework, foi lançado nos Estados Unidos, conseguindo atingir a primeira posição das paradas americanas, canadenses e neozelandesas, sendo o quinto single de sucesso da carreira da cantora. Firework fez com que a cantora quebrasse um recorde por conseguir fazer três singles consecutivos de um mesmo álbum atingirem a primeira posição da parada americana, Billboard Hot 100, feito realizado pela última vez em 1999 pela cantora de R&B, Monica. O videoclipe foi patrocionado pela companhia telefônica européia Deutsche Telekom, que selecionou mais de 200 fãs da cantora para participar da produção. Em outubro, a cantora participou e apresentou-se no Victoria’s Secret Fashion Show 2010, onde cantou Firework usando um vestindo desenhado pelo estilista Todd Thomas.


Durante o outono do Hemisfério Norte, ela lançou sua primeira fragrância, chamada Purr, produto com embalagem em formato de gato.

Após a polêmica envolvendo-na na série Sesame Street, Perry participou do episódio “A Luta Antes do Natal” da vigésima segunda temporada deThe Simpsons, onde representou si mesma como namorada do personagem Moe Szyslak. Em dezembro, Katy Perry participou do VH1 Divas Salute the Troops, onde promoveu Teenage Dream e homenageou as tropas militares dos Estados Unidos junto à Keri Hilson, Nicki Minaj e Hayley Williams. Em janeiro de 2011, a cantora participou do People’s Choice Awards 2011, onde venceu nas categorias “Melhor Artista Feminina” e “Maior Sensação Online”. Ela participou da série americana da CBS, How I Met Your Mother, onde interpretou a prima da personagem Zoey, chamada Honey.

Anunciada em outubro de 2010, a cantora embarcou em sua segunda turnê mundial, The California Dreams Tour, iniciada no continente europeu em fevereiro de 2011.

Em fevereiro de 2011, ela lançou o quarto single de seu segundo álbum, E.T., com a participação do rapper Kanye West na versão remixada, que foi além do recorde anterior e tornou-se o quarto single consecutivo do álbum a ficar na primeira posição da Billboard Hot 100 — feito realizado pela última vez em 2004 pelo cantor Usher, sendo também que a última artista feminina a emplacar quatro músicas na parada foi Mariah Carey em 1991.

Em 6 de junho de 2011, a cantora lançou o quinto single de seu disco, a canção "Last Friday Night (T.G.I.F.)". A sigla “T.G.I.F.” é a abreviação de “Thank God It’s Friday” (em português: “Graças a Deus é sexta-feira”). O videoclipe da canção foi dirigido por Marc Klasfeld, o clipe caracteriza Katy como uma nerd, com sua alter-ego chamada Kathy Beth Terry. O clipe homenageia os anos 80. Em 18 de agosto, a faixa alcançou o primeiro lugar da principal parada da Billboard, assim como todos os seus antecessores, tornando Katy Perry a primeira mulher em 53 anos de história da parada Hot 100 a ter cinco músicas do mesmo disco no topo deste gráfico. O único artista além dela a conseguir tal feito foi Michael Jackson em 1987 com seu álbum Bad, que estabeleceu o recorde com os sucessos "I Just Can't Stop Loving You", "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana".


Em 23 de setembro, ela participou do dia de abertura do Rock in Rio 2011, festival que se estendeu ao dia 2 de outubro. Durante o show, produziu uma das cenas mais marcantes do evento, quando chamou ao palco Júlio César de Salvo, que era um fã ânonimo até então. O rapaz, que ficou conhecido como "Júlio de Sorocaba", acabou se tornando uma celebridade instantânea quando foi "assediado" com um beijo da cantora, recebendo a oportunidade de retribuir também com um outro. O fato virou notícia na maioria dos telejornais brasileiros, inclusive no Fantástico e Jornal Nacional, inclusive se tornando um trend topic, não apenas no Twitter, mas na Internet em geral.

Em 28 de setembro, a faixa "The One That Got Away" foi lançada como o sexto single oficial do disco Teenage Dream. Se a canção atingir o topo da principal parada da Billboard, Perry tornarar-se-á a primeira artista da História a alcançar tal marca.

CURIOSIDADES

Kitty Purry é o nome da gata de estimação de Katy.


Markus Molinari é o melhor amigo de Katy e ele já apareceu em dois vídeo-clipes da cantora.


Após Taylor Swift ter sido criticada no VMA 2009 por Kanye West, Perry publicou ofensas contra ele em seu Twitter.


Katy já disse em uma entrevista que adoraria beijar a cantora Miley Cyrus.


Perry está no livro dos recordes, o Guinness, por ter tido a “Melhor estréia em charts digitais nos Estados Unidos por uma artista feminina“.


A cantora Rihanna é uma grande amiga de Katy e RiRi foi a organizadora da despedida de solteira de Perry.


Os pais de Katy participaram das gravações do vídeoclipe “Hot N Cold” e facilmente podemos vê-los em uma das cenas do casamento. Além dos pais de Perry, o ator Jack Nicholson também participou do clipe.


Seu primeiro álbum de estúdio, o Katy Hudson, foi lançado dois dias antes do aniversário de Katy.


Katy ama mini-sanduíches em palitinhos, são os seus aperitivos favoritos.


Ela ama procurar palavras no dicionário


Katy Perry mantém os seus dentes bem brancos por que é obcecada por escová-los. Ela gasta bastante tempo fazendo a limpeza dos mesmos.


Perry acha divertido parecer-se com Zooey Deschanel, ela afirma que é engraçado quando as pessoas confundem.

Katy é uma fã da cantora Adele, e acha sua voz brilhante e limpa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário